" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                         FALANDO FRANCAMENTE
     Hoje por acaso e por ter ouvido uma discussão sobre o ciúme resolvi falar sobre o assunto por vários ângulos.
     O ciúme é um sentimento de posse, nós não aceitamos que nossos parceiros fica transando com uma e com outros. Na verdade muitos nem aguentam isto, adoecem, entram em depressão profunda, melancolia, vão somatisando doenças do amor até mesmo vir a óbito. É um sentimento de profunda dor e impotência, quando se ama é traído.
     Por outro lado se fôssemos todos livres, as doenças venéreas ia ser uma peste constante, ia ser muito estranho, filhos de vários parceiros sem saber na verdade de quem seria, uma prostituição generalizada pela liberdade sexual. Creio que teria também muitas brigas, pois já pensou uma mulher bonita ou um homem bonito que fosse muito desejado?
     Do ciúme nasceu as leis contra o adultério, criou-se o lar, a família, a consciência da lealdade, a parceria, a paz entre os casais, enfim o respeito, embora muitos transgridam estas leis. Mas enfim a maternidade e a paternidade tem seu destino certo, os filhos são mais felizes, e realizados como pessoas.
     Nem sei porque estou escrevendo sobre este polêmico assunto, que poucos gostam de discutir, muitos nem admitem ter ciúmes, enquanto não se sente na pele algum flerte, etc, o parceiro com muita intimidade ou até mesmo amizade muito íntima com outra pessoa, pode ser também a parceira. Falo do ser humano em geral.
     Na modernidade há a separação como o divórcio, antigamente era o apedrejamento se a mulher traísse, em alguns países as leis ainda são bem agressivas para as mulheres. Os homens se consideram os donos do mundo por causa do falo. Mas um falo sem útero pouco vale, pois para fazer um filho precisa-se do óvulo também. Hoje nem tanto o útero, mas um filho nasce da fertilização de óvulo e espermatozóide.
     Em fim do ciúme, ouvimos falar de muitos crimes passionais, muitas mortes, muita dor, muita separação até muitas vezes por falta de diálogo, de parceria. A lealdade é muito importante para que uma relação dê certo, pois até no reino animal, vemos muito de parceria e lealdade também em algumas espécies. Quando se ama de verdade, não há necessidade de traição, não se sente vontade, se há traição está faltando alguma coisa, no mínimo o respeito, pois quem trai não deseja ser traido de jeito nenhum.      Quando não se ama mais, é melhor mesmo a separação do que fazer o outro sofrer por traição. Nem todos conseguem trair, podem até tentar mas na hora h, alguma coisa falha, e se atenta a tempo de salvar a própria consciência. Por outro lado alguns vivem como se fossem livres mesmos, e dão uma de vítima para conquistar outro parceiro ou parceira, mas muitas vezes a culpa está em si próprio que não faz nada para melhorar a relação. E ainda há casos que não há mais nada para fazer, e um casal vive juntos, para não dividir os bens, por necessidade, dependência, entre outros...não mais como parceiros e ambos são livres.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 26/06/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.