" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


     AMAZÔNIA: A EXPLORAÇÃO ILEGAL DE OURO E OUTROS MINERAIS.

     Ontem, assisti mais um documentário,  na Discovery,  sobre a Amazónia, agora é sobre a exploração ilegal de minérios, principalmente no Equador e Peru. Na crônica anterior falei sobre a exploração da madeira.
     Em uma localidade de nome La Pampa no Peru, há uma grande destruição da floresta, onde além das árvores cortadas, grandes crateras são abertas dentro da mata. Os mineradores correm risco de vida pelas avalanches e até pelos policiais, pois morrem também nas fugas, mas prosseguem na luta pela sobrevivência deles, e morte da floresta.
     São centenas de mineradores, tirando ouro tanto da própria terra, como dos riachos, rios... aonde há possibilidade de ouro, há os exploradores.
     Existe também, a contaminação do mercúrio no solo e na água, pois eles usam para que o ouro se agregue (pó e partículas) transformando então pequenas pepitas.
     A exploração deixa um rastro de destruição, os mineradores que o fazem para sobreviver, e os compradores que pagam uma miséria pelo ouro que eles conseguem, e muito deste recurso é gasto com petróleo e maquinários. Uma coisa vai puxando a outra, fora do controle radical.Todo ouro explorado é vendido para lojas de Peru mesmo, vendem para o Brasil e principalmente para Suíça.
     Na entrevista, um garimpeiro conta, que já são mais de 50 mil hectares arrasados, consentidos há alguns pelo governo e o restante é ilegal. É muita gente envolvida, na exploração, embora também há os que combatem este crime.
     Ali muitos morrem, perdem a vida tanto na exploração como vida de explorador, por contendas entre eles. Não se consegue nem mesmo entrar para filmar ou visitar, os locais. Mas o jornalista conseguiu gravar as cenas, autorizado por um garimpeiro, que conta que está ciente,  sabem o que estão fazendo, como será o futuro da floresta e da falta de água, etc. E usam o argumento de que preciso sustentar uma família, mas o que se sabe também, que há muitos ali até mesmo explorando a mão de obra, e muitos garimpeiros na miséria, sendo escravizados e morando em tendas.
     A floresta chora a dor da destruição, o dilema da exploração, que ainda sera maior no futuro, com grande maquinário, por exploradores experientes. Tudo caminha para esta possibilidade. E la se vai o pulmão do planeta rumando para a morte. CORTA O CORAÇÃO DE VER TANTA DESTRUIÇÃO.

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 05/12/2017
Alterado em 05/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.