" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               A cultura da poesia em nosso país
     Aqui no Brasil em geral, os estudantes mal ficam sabendo o que é poesia na escola. Deveria ter uma matéria para que os estudantes pudessem compôr suas poesias, deixar cair na folha de papel a sua alma poética.
     Quando estudei português, não tive muita sorte com professores de português, pois quando apresentavam a literatura, era muito por cima, citando alguns autores para que pudéssemos decorar alguma coisa para fazer provas.
     Nunca tive uma professora que gostasse mesmo de literatura e poesias. Mas minha veia poética não precisou de escolas, ela foi mostrada desde bem pequena, por minha avó materna, que amava ler e fazer versos. Ela fazia quadras com qualquer tema, e nos faziam decorar para apresentar em seus “programas de auditório”, em sua fazenda, nas férias de dezembro, quando estavam todos os netos, sobrinhos e crianças da vizinhança. Mesmo sem nunca ter visto uma TV, eu já gostava da poesia e decorava algumas que estavam nos livros da escola.
     No segundo grau, a professora mandava ler um livro e fazer resumo. Simplesmente dava uma lista dos clássicos e mandava a gente para biblioteca. Não tínhamos aquele incentivo, para ler...Mas eu sempre fui boa nisto, pois adorava ler, e o que minha avó mais tinha era livros e revistas em sua casa. Aprendi a gostar de poesias, também pelo lado do meu avô paterno, que sempre falava sobre seus antepassados, o Alvarenga Peixoto poeta e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, também  poetisa, ainda nos tempos do império, quando o Brasil ainda era dependente de Portugal.
     Ser poeta é ter a percepção de ver tanto o belo quanto o feio, ter percepção existencial, gostar de versejar, sobre tantos temas; natureza, social, emoções humanas, etc.
O poeta sabe como falar com beleza e exaltação, busca a inspiração na sincronicidade, nos sonhos, na fé, ele faz a flor ficar ainda mais bela, o amor ainda maior. Ele ensina em suas poesias a sensibilidade e muito da vida, do comportamento humano e da natureza.
     A poesia devia ser mais divulgada nas escolas, para que mais pessoas apreciassem e, pudessem mostrar em sua sensibilidade, como se colocar no mundo. Talvez não haveria tanta dor, guerra, violência, pois o verdadeiro poeta, tem na alma a inspiração Cósmica de Deus, da Divindade que habita em nossas almas.
     FELIZ DIA DA POESIA, AMIGO POETA, E POETISAS , A TODOS RECANTISTAS.

" Muitos falam que a poesia é difícil de entender por causa das palavras difíceis, mas temos tantos autores consagrados, como Olavo Bilac, Cecília Meireles, entre tantos e tantos com um versejar simples com a alma do povo". Não presisamos buscar lá fora, aqui temos primorosos poetas do povo; do sertão, do Brasil.

100 mais lidos ;Batutas do Recanto. Pesquisa feita pelo escritor poeta. Paulo Miranda
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 14/03/2018
Alterado em 22/03/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.